quarta-feira, agosto 02, 2006

eu sou porque nós somos. nós somos porque tu és.

Nossa Filosofia: Ubuntu

A palavra vem da mesma haste que a "pessoa". Foi traduzida como a "dignidade" ou o "respeito" e poderia também ser traduzida para significar o "humanização" ou "a respeito dos outros como povos de valor".

A palavra abrange uma filosofia e uma maneira inteiras de viver. Se sendo humano e reconhecendo a humanidade do outro conduzir a ser humano, então este é um valor desenvolvido dentro do Ubuntu.

Ubuntu faz com que o indivíduo subjugue a vantagem pessoal à do grupo a que o humano pertence, reconhecendo que a vantagem do grupo no termo curto traga a vantagem pessoal no prazo.

Ubuntu é uma palavra que descreve uma filosofia africana da vida e uma guia para a conduta social. Olha o universo como um inteiro composto, uma entidade orgânica.

Força a solidariedade do grupo sobre o individualismo. Os direitos individuais, as necessidades, as responsabilidades e as demandas são subordinados às necessidades da comunidade.
O contentamento comunitário é a medida absoluta dos valores.
Ubuntu utiliza um processo que focaliza na compreensão, não vingança; mantém a comunidade responsável pelo bem-estar de todos os indivíduos.

"Ubuntu é
“nós somos humanos porque outros existem. Nós sabemos somente que eu sou porque outro é...a comunidade é que decide quem eu sou.”

"eu sou porque nós somos"
“eu sou humano porque eu pertenço, eu participo e compartilho.”

Ubuntu – responsabilidade comunitária para o indivíduo.

"Eu sou porque nós somos, nós somos porque tu és"

UBUNTU

Ubuntu articula uma visão do mundo da humanidade. Ubuntu considera a humanidade como uma parte integral dos ecossistemas que conduzem a uma responsabilidade comunitária para sustentar a vida.
O valor humano é baseado em critérios sociais, culturais e espirituais.

Ubuntu significa que os povos são povos através dos povos.

A filosofia de Ubuntu no processo governativo da comunidade é o de gerar o acordo ou de construir o consenso.
A democracia africana não é simplesmente a regra da maioria. A democracia africana tradicional opera-se no formulário das discussões. Quando houver líderes, todos têm a possibilidade de falar, construindo o concensus.
O indivíduo em Ubuntu não é solitário, mas definido nos termos do seu relacionamento com os outros.

Ubuntu é uma visão unificadora do mundo expressado na máxima:

"uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas"
"eu sou o que eu sou por causa de você."