sábado, fevereiro 07, 2009

partilhamos nota a publicar na proxima edicao da revista ubuntu .., ainda resiste!!!

Nota do Director

Ao completar 10 anos de existência o ubuntu, como única organização da sociedade civil que tem por objectivo fundamental a defesa e promoção da cultura nacional, corre sérios riscos de conhecer o seu fim.

Vivemos numa sociedade aterradora: entre mentiras maliciosas e palmadinhas nas costas. E abraços. Muitos abraços. Congratulações e felicitações. Reconhecimento e encorajamentos. Ubuntu agradeçe. Mas todos concordarão que não são suficientes para avançar na senda a que nos propomos: defesa e promoção da cultura nacional e bem comum guineense.

É preciso mais e não encontramos nada. Dúvidas ensombram nossa realidade: será desígnio dos guineenses ter de desistir de tudo o que é bom para a comunidade somente por falta de apoio financeiro? Mas todos ouvimos e lemos nos médias milhões para … outros milhões para e mais uns tantos milhões para… para o quê?! Onde se encontram todos esses milhões que nós como cidadãos guineenses e beneficiários desses apoios deveríamos usufruir? Onde se encontram milhões para a cultura? Onde se encontram filantropos na Guiné-Bissau? Benfeitores ou simplesmente guineenses orgulhosos da sua pátria que financiem a produção cultural nacional?

E quanto aos organismos internacionais que, em princípio, se instalaram em Bissau para ajudar os povos guineenses, não têm fundos para a produção cultural nem apoio simbólico mas têm para reforço de capacidades, ateliês de validação, reforço institucional de… no entanto, como cidadãos guineenses de nada usufruímos.

Imperativo rever programa.

Em todo o caso devemos considerar o Estado como principal responsável pela condução da política de cooperação e da política cultural (!?) pois as nossas prioridades foram definidas pelo governo logo se a cultura não figura em nenhuma rubrica para mobilização de fundos internacionais foi porque o governo assim o quis. Portanto, solicitamos, mui respeitosamente ao governo que não se esqueça da cultura. Mas alerta! a cultura não é somente carnaval ou campeonatos de futebol!

Partilho convosco indignação e revolta porque consideramos que estamos a desempenhar um grande papel, podíamos fazer muito mais e estamos de mão atadas por falta de recursos financeiros. Para ultrapassarmos essa situação, lançamos no início do ano uma campanha de mobilização de membros e outra para angariação de fundos. Da primeira campanha, recebemos cinco manifestações de adesão, entre os quais de um estudante guineense residente no Brasil. Saudações para este compatriota que mesmo estando longe da sua terra solicitou adeão ao movimento cultural ubuntu. Portanto, das cinco mensagens entretanto enviadas pelo Ubuntu no decurso do mês de Janeiro maioria residente em Bissau, somente quatro responderam manifestando interesse em integrar o ubuntu como membros de pleno direito contribuindo financeiramente para sustentar o funcionamento do Ubuntu. E os outros ditos quadros guineenses? E aqueles que, não tendo coragem para abraçar um projecto desta envergadura, por falta de capacidade ou por estabelecerem outras prioridades nas respectivas agendas, no entanto não se coíbem de criticar negativa e gratuitamente a actuação do ubuntu e respectivos membros quando podiam se juntar a nós para todos juntos, mesmo divergentes, avançarmos para o progresso da nossa comunidade?

Com meios ou sem meios nós vamos continuar a contrariar a tendência e informar mais uma vez para aqueles mais distraídos que o ubuntu é uma organização da sociedade civil aberta a todos os seus membros que queiram contribuir para o bem comum guineense. Sendo esse o nosso móbil, aguardamos a contribuição e colaboração da comunidade.

O endereço electrónico do UBUNTU, movimento cultural, é o seguinte:
E-Mail: ubuntugnb@gmail.com
Blog: http://ubuntuubuntuubuntu.blogspot.com


É preciso alimentar ideias e ideais! É preciso não deixar morrer a dignidade nem o patriotismo! A hora do despertar já soou e ainda aguardamos a tomada de consciência…

... e assim, partilhamos imagens do jantar











jantar confraternizacao ubuntu

nos primeiros dias do ano 2009 reuniu-se num dos restaurante de Bissau, membros do movimento cultural ubuntu e amigos potenciais membros do movimento.

o evento serviu essencialmente para fazer um balanco das actividades do ubuntu e submeter para apreciacao geral ideias para re-dinamizar o movimento.

entre as principais medidas submetidas para apreciacao geral: dada a ausencia de fundos substanciais essenciais para o cumprimento cabal do programa de intervencao civica e a nao afectacao de pessoal permanente ao servico do ubuntu, o conselho director partilhou a intencao de: reduzir programa de intervencao cultural, criar um agrupamento cultural ubuntu, criar a figura de secretario geral permanente do ubuntu.

estas medidas serao brevemente partilhadas em forma de relatorio de actividades do MCU e no documento estrategia para 2009.