quarta-feira, novembro 15, 2006

ubuntu

ubuntu

ubuntu

a palavra vem da mesma haste que a "pessoa".

traduzida como a "dignidade" ou o "respeito", poderia também ser traduzida para significar "o respeito dos outros como povos de valor".

se sendo humano e reconhecendo a humanidade do outro conduzir a ser humano, então este é um valor desenvolvido dentro do ubuntu.

ubuntu faz com que o indivíduo subjugue a vantagem pessoal à da comunidade a que o humano pertence.

ubuntu força a solidariedade da comunidade sobre o individualismo.

os direitos individuais, as necessidades, as responsabilidades e as demandas são subordinados às necessidades da comunidade.

o contentamento comunitário é a medida absoluta dos valores.


ubuntu é uma visão unificadora do mundo expressado na máxima:

"uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas"
"eu sou o que eu sou por causa do outro"
"eu sou porque nós somos"
"eu sou porque nós somos, nós somos porque tu és"
“eu sou humano porque eu pertenço, eu participo e compartilho.”
“nós somos humanos porque outros existem. Nós sabemos somente que eu sou porque outro é...a comunidade é que decide quem eu sou.”

Sem comentários: